terça-feira, 4 de agosto de 2009

CURTAS E GROSSAS IV


1-Corre à solta nos corredores do senado federal o seguinte: se o presidente de plantão, Zé Sarney, abdicar do cargo, todas as acusações que lhe são imputadas serão esquecidas. Huumm! Vê se eu entendi. Quer dizer que, como senador, pode-se praticar nepotismo, desviar verbas de gabinete, contratar sem concurso, roubar, etc. e coisa e tal, mas, como presidente do senado, não pode. Lesgal!!!
2-Chega a ser descaramento a tranquilidade e a desfaçatez com que certos comerciantes colocam irresponsavelmente à venda produtos com prazo de validade vencido, incluindo alimentos, podendo provocar sérios danos ao consumidor. Deve-se desconfiar sempre que o preço de um determinado produto apresentar grande variação entre um e outro estabelecimento, pois as mercadorias com prazo vencido na maioria das vezes são oferecidas a um preço bem abaixo daquelas com o prazo não vencido. Um caso desse aconteceu comigo. Nesse domingo passado, a pedido do meu filho, fui ao Mercantil Líder, aqui mesmo no Icaraí, para comprar uma dessas pizzas semi-preparadas e grande foi minha surpresa e decepção ao constatar que todas que estavam expostas no freezer tinham prazo de validade vencido. Cadê os órgãos de fiscalização sanitária? E os de defesa do consumidor? E a Sunab (o número do telefone não estava exposto, como é obrigatório)? E a saúde do povo, como fica?
3-Volta às aulas é, também, volta às preocupações com o transporte escolar, principalmente, das crianças. Não são raras as vezes que se vê circulando pelas ruas e avenidas veículos dos mais variados tipos transportando crianças sem as mínimas condições para tal. E não raro também são os casos de acidentes, por vezes graves, ocasionados pelo péssimo estado de conservação desses transportes. É por demais necessário que ao se contratar um transporte escolar se faça uma inspeção do mesmo, principalmente no que se refere aos ítens de segurança, tais como elementos de sinalização, cintos, freios, etc. E é primordial que os motoristas sejam técnica e psicologicamente aptos a conduzirem esse tipo de transporte, o que requer condições específicas. Todo cuidado é pouco para se garantir a integridade dos pimpolhos que, como reza o dito popular, são o futuro do país.

Ivo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário