terça-feira, 11 de maio de 2010

PRAÇA DA MATRIZ OU RODOVIÁRIA?

O que diria, se vivo fosse, Dom José Tupynambá da Frota, primeiro bispo, inconteste líder religioso e grande impulsionador do progresso de Sobral, cidade distante 220 km da capital Fortaleza, Ceará, diante do que se tornou a Praça da Sé, moldura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, principal ícone católico dessa cidade? Prá começo de conversa, pelo que a história nos conta de seu temperamento forte, de suas profundas convicções religiosas e visão empreendedora, D. José jamais permitiria tamanho "sacrilégio" que é a transformação daquele espaço nobre num improvisado arremedo de rodoviária. O Largo da Sé, que num passado não muito distante era tomada somente por fiés que se dirigiam aos cultos ou por multidões que acompanhavam, ávidas de fé, as memoráveis procissões, hoje está sendo gradativamente e diariamente ocupada por uma horda de ônibus e caminhões paus-de-arara que ali desembarcam seus passageiros e permanecem estacionados por todo o dia sem nenhum controle ou critério, transtornando o trânsito e dificultando o transeunte, e enfeiando o que outrora foi um dos mais bonitos cartões-postais da cidade. E prá completar o caos, além da proliferação de um comércio ambulante igualmente sem normas nem regulamentos, o mau cheiro causado pela ausência de equipamentos sanitários já se faz sentir na brisa que antes por ali soprava inodora e fresca vinda das margens do Rio Acaraú, ali bem próximo.

Foi por demais decepcionante para mim que busquei aquele recanto, que há muito não visitava, para fotografar o majestoso templo - que a bem da verdade está merecendo maiores cuidados por quem de direito, haja vista seu mal estado de conservação - e encontrá-lo mergulhado num emaranhado de veículos velhos e mal estacionados, que dificultou sobremaneira a mim encontrar um ângulo razoável para a minha Fujifilm. E mais: ali bem próximo ergue-se o belo complexo de estruturas que abriga a Biblioteca Pública e o Museu Madi, e, como dá prá deduzir, haja dificuldade prá encontrar uma vaga de estacionamento por quem pretende acessá-los.

Sobral, carinhosamente conhecida como a Princesa do Norte, tem estado nos noticiários nacionais e até internacionais por está apresentando já há alguns anos um modelo de administração de vanguarda que a tem colocada entre as cidades brasileiras mais progressistas, e uma das boas consequências disso foi que no ano de 2009 destacou-se como a cidade que, em termos proporcionais, mais ofereceu vagas de emprego em todo o Brasil. Ora. E essas administrações tão promissoras não encontraram uma solução, um lugar mais apropriado para servir de estacionamento àqueles veículos que insistem, logicamente com a complacência e, por que não dizer, com a cumplicidade de tais administrações, em descaracterizar aquele logradouro público? Soluções há. Iniciativa e vontade política, talvez não.

Ivo Dias
_______________
Fotos: Ivo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário