segunda-feira, 5 de outubro de 2009

REPORTAGENZINHA FULERAGEM

Um reporterzinho querendo aparecer e um folhetim do sul, travestido de revista, destilando mais uma vez o veneno de seu preconceito para com o nordeste brasileiro. Juntando os dois tinha que dá mesmo nessa idiotice toda que está escrita pejorativa e jocosamente na edição 2132, de 30.09.09, da Veja, de autoria d'um tal de Leonardo Coutinho, e que, se alguém quiser indignar-se também, poderá ser lida na íntegra acessando http://veja.abril.com.br/300909/the-united-states-of-sobral-p-144.shtml. Nunca vi em toda minha vida tanta desinformação, tanta ausência de profissionalismo, tanta discriminação e tanta má fé juntas em um só artigo! Isso para atingir Sobral, uma cidade ordeira e de um povo digno que, a despeito de toda crise e intempéries, só tem progredido e hoje é reconhecida por todos como modelo de administração pública bem sucedida. Só posso concluir que a única intenção - vergonhosa, por sinal - de toda essa asneira é atingir indiretamente a ascendente carreira política de Ciro Gomes, fato difícil de ser engolido pela imprensa sulista.

Sem pretensão de debater com o autor da infeliz reportagem, até porque sentir-me-ia tão tolo quanto o tal, eu o questionaria que novidade teria no fato de uma determinada cidade ou país sofrer influência de outros povos? Basta se ter aberto um livro de história uma vez na vida para se saber que esta dinâmica tem sido comum por toda a formação da humanidade. O que fica claro é que a postura da Veja à respeito de Sobral é movida tão somente pelo vil intuito de denegrir uma cidade por ser ela do interior nordestino, uma vez que, só prá citar um único exemplo entre tantos outros aqui mesmo no Brasil, Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é fortemente influenciada pelos costumes alemães e nem por isso foi ou é alvo do abominável preconceito desse semanário e de seu colaborador. É tão evidente a intenção de execrar que critica-se a cidade pelo atraso, porque, segundo o artigo, "ainda mantém abastecimento por carros-pipa e não fornece água tratada para toda a população", e critica-se também pelo progresso, dado o fato de Sobral ter em breve o seu metrô. "Uai!" São Paulo pode ter metrô e o resto do mundo, não?

Eu só poço mesmo terminar esta postagem com uma expressão bem cearense: Mas que "reportagenzinha fuleragem" essa dessa Veja!

Ivo Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário